queenm med blue red2.png

Causas de hepatite aguda

Condiderações iniciais 

Na hepatite aguda, os sintomas podem variar bastante. Dependendo da causa, eles podem não aparecer. Na maioria das vezes, a hepatite aguda surge com um quadro parecido a de uma gripe, com mal estar, fraqueza, febre, dores e náuseas. Quadros mais intensos podem vir com icterícia.. Felizmente, hepatites agudas graves, chamadas de fulminantes e subfulminantes, são raras. Além dos sintomas habituais, surgem alterações de comportamento, sonolência e confusão, encefalopatia hepática

tabela-causas-de-hepatite.jpg

Em geral, um dos primeiros passos é a investigação pelas sorologias para hepatites (A, B, C, CMV e EBV). Após isso, temos as causas autoimunes excluídas pela negatividade dos marcadores imunológicos efetuados (auto-anticorpos antinucleares, antimitocondriais, antimúsculo liso, LKM 1 e 2). As patologias metabólicas, nomeadamente a doença de Wilson, hemocromatose e deficiência de alfa-1 antitripsina são feitas pela dosagem de ceruloplasmina e cobre, a 1 antitripsina e saturação de transferrina, ferritina. Os marcadores tumorais CEA e alfa fetoproteina   também fazem parte da investigação.

A ecografia abdominal é útil para descartar esteatose hepática difusa ou outras lesões estruturais. 

hepat vir.png

Linhas de investigação atuais

- Entre as causas infecciosas de hepatite, além das hepatites virais A, B, C, D e E, contam-se outros vírus, como o herpes simplex, o Epstein-Barr, o citomegalovírus, os enterovírus e até as arboviroses, como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. Além disso, algumas infecções bacterianas também podem mais raramente acometer o fígado.

- Intoxicações por medicamentos como paracetamol, albendazol e fluconazol são causas bastante conhecidas de hepatites agudas. 

exames hep aguda.jpg

Outros exames complementares para causas infecciosas  são a pesquisa nas fezes de  Adenovírus entéricos,  enterovírus, e  Norovírus por biologia molecular. E pelo  Sangue de Adenovírus entéricos, para  Dengue,  com detecção de antígeno NS1 e  Dengue, IgM;  Zika, IgM e  IgG;   Chikungunya, IgM e  IgG; e Febre amarela, IgM. E por fim, em casos selecionados o  Swab de Nasofaringe para  COVID-19.0

As causas de Hepatite isquêmica são geralmente sistêmicas:

- Perfusão hepática comprometida (p. ex., devido a insuficiência hepática ou hipotensão aguda)

- Hipoxemia (p. ex., devido a falência respiratória ou toxicidade por monóxido de carbono)

- Aumento da demanda metabólica (p. ex., sepse)

Lesões focais da vasculatura hepática são causas menos comuns. A hepatite isquêmica pode se desenvolver quando ocorre trombose da artéria hepática durante transplante hepático ou quando se desenvolve trombose da veia porta e artéria hepática em pacientes com crise falciforme (comprometendo assim o suprimento sanguíneo dual para o fígado). Necrose da zona central se desenvolve sem inflamação hepática (isto é, não hepatite verdadeira).

Hepatite isquêmica é suspeitada em pacientes com fatores de risco e anormalidades laboratoriais: Aminotransferases séricas dramaticamente aumentadas (p. ex., para 1.000 a 3.000 UI/L). A lactato desidrogenase (LDH) aumenta após horas de isquemia (ao contrário do que ocorre na hepatite viral aguda). Bilirrubina sérica modestamente aumentada, apenas a ≤ 4 vezes o nível normal. A razão tempo de protrombina/razão normalizada internacional (TP/RNI) aumenta.

O diagnóstico por imagem ajuda na definição da causa: ultrassonografia Doppler, RM ou arteriografia podem identificar uma obstrução na artéria hepática ou trombose da veia porta.

Fontes :

 

http://www.hepcentro.com.br/hepatite_autoimune.htm

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19362/2/derick_bandeira_ioc_mest_2017.pdf

https://www.mastereditora.com.br/periodico/20150304_162516.pdf

https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/COMUNICACAO-DE-RISCO-5-Hepatite-Aguda-Grave-de-Etiologia-Desconhecida-Atualizada-em-31.05.2022.pdf

https://www.fleury.com.br/medico/artigos-cientificos/investigacao-das-hepatites-virais

https://hepcentro.com/hepatites/

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-hep%C3%A1ticos-e-biliares/dist%C3%BArbios-vasculares-do-f%C3%ADgado/hepatite-isqu%C3%AAmica