queenm med blue red2.png

CAUSAS  DE  SOBRECARGA DE FERRO

Considerações iniciais

A principal causa de sobrecarga de ferro é a hemocromatose hereditária, uma desordem autossômica recessiva com incidência de 0,05 a 1,2%. Esse distúrbio advém de uma absorção inapropriadamente elevada de ferro, que produz progressivo acúmulo parenquimatoso no fígado, pâncreas, coração e outros órgãos. A mutação do gene HFE codifica uma proteína que forma um complexo estável com o receptor de transferrina, aumentando a afinidade do Fe com a transferrina.

Outras causas genéticas de sobrecarga de ferro incluem a hemocromatose juvenil, anemias sideroblásticas, aceruloplasminemia hereditária, atransferrinemia, hiperferritinemia, porfiria intermitente cutânea tarda e porfiria eritropoiética.

Algumas condições adquiridas cursam com acúmulo de ferro: transfusões repetidas, saturnismo, hepatite crônica e anemia sideroblástica adquirida

 

 

Existem várias causas de hemocromatose, tanto hereditárias como adquiridas. Podemos classificar esta condição em:

  • hemocromatose primária, quando a sobrecarga de ferro decorre de um defeito na regulação do metabolismo desse metal, e 
  • hemocromatose secundária, quando o acúmulo de ferro ocorre por outros motivos e não por um defeito primário do metabolismo. 

Causas secundárias

A sobrecarga de ferro secundária normalmente ocorre em pessoas com distúrbios que prejudicam a produção de glóbulos vermelhos, tais como:

Distúrbios hereditários da estrutura ou da função da hemoglobina (como, por exemplo, anemia falciforme, talassemia ou anemias sideroblásticas)

Distúrbios que causam ruptura anormal de glóbulos vermelhos (anemias hemolíticas que estão presentes desde o nascimento, tais como esferocitose hereditária ou deficiência de piruvato quinase)

Distúrbios causados pela má formação dos glóbulos vermelhos (mielodisplasia)

Em tais distúrbios, às vezes, o organismo eleva a quantidade de ferro que absorve. Contudo, o organismo nem sempre pode usar todo o ferro devido à dificuldade de produzir novos glóbulos vermelhos. Em tais casos, pode ocorrer sobrecarga de ferro.

O ferro pode se acumular no organismo quando as pessoas ingerem ferro demais a partir de:

Terapia à base de ferro administrada em quantidades excessivas ou por muito tempo

Repetidas transfusões de sangue.

Homens e mulheres após a menopausa geralmente não precisam tomar suplementos de ferro. Caso ingiram suplementos, podem desenvolver excesso de ferro no corpo, ainda que geralmente não o suficiente para causar perigo.

sobrec.png

Fontes

https://www.hermespardini.com.br/imagens/dep_192.pdf

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-sangue/sobrecarga-de-ferro/sobrecarga-de-ferro-secund%C3%A1ria#Causas_v8486093_pt

https://ingoh.com.br/hemocromatose-a-doenca-do-acumulo-de-ferro/